►JATEAMENTO DE AREIA – JATO ABRASIVO E PINTURA INDUSTRIAL

Mais conhecido como “jateamento de areia”, o jateamento abrasivo é um processo muito eficaz de limpeza de superfície.

Jateamento é o processo de tratamento de superfícies que consiste em propulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície em alta velocidade, de maneira a erodir uma superfície e torna-la rugosa, dar formas a uma superfície, remover os contaminantes de uma superfície contaminantes ou martelar uma superfície metálica.

O meio propulsor mais usado é o ar comprimido utilizado por meio do compressor de ar.

jateamento de areia

O Jateamento de areia é o método considerado mais eficiente e aquele que promove a melhor limpeza para posterior pintura em superfícies metálicas.

Em certo tipo de revestimento (Tintas ricas em Zinco ou Metalização) é mesmo o único método de limpeza de superfícies admissível.

Criar condições adequadas para uma boa aderência, incluindo um correto perfil de rugosidade, é fundamental para a aplicação de tinta de fundo na superfície metálica a ser protegida.

Granalha de Aço Carbono

De alta reciclagem, pequena geração de pó e alta produtividade é utilizada em metais ferrosos. É um abrasivo metálico, produzido a partir de aço selecionado.

 

Jateamento – Aplicações:

Limpeza de superfícies metálicas para eliminar a corrosão até o material branco e produzir um padrão de ancoragem que melhore a aderência do posterior tratamento, seja por pintura, metalização ou emborrachamento.

Utilizada no processo de jateamento em cabines, gabinetes ou equipamentos turbinados em que o abrasivo pode ser reciclado e purificado para sua re-utilização. Pode chegar até 400 ciclos de vida útil.

 

Granalha Angular:

Limpeza de superfícies metálicas de aço ou ferro fundido para eliminar a corrosão até o metal branco e produzir um padrão de ancoragem que melhore a aderência do posterior tratamento, seja por pintura, metalização ou emborrachamento. É usada também no corte e polimento de pedras.

Muito utilizada no setor industrial, no preparo de superfícies metálicas que vão receber pintura, o jateamento é um processo abrasivo de alta pressão e velocidade, que confere o tratamento superficial de peças metálicas e uniformização de rugosidades.

Com esse mesmo princípio, o jateamento granalha de aço é recomendado, ainda, para limpeza, fortalecimento e polimento de metais.

Utilizado em diversos setores, o jateamento granalha de aço pode ser empregado com o uso de duas tecnologias: jateamento com turbina, por meio da conversão da energia motorizada em energia cinética abrasiva; e jateamento de ar, processo em que as máquinas de jateamento possuem a forma de cabine ou gabinete.

O jateamento granalha de aço é uma técnica de abrasão, feita por meio de partículas metálicas, em aço ou ferro fundido.

Tipos de granalha para aplicação de Jateamento – Granalha de Aço

As granalhas utilizadas no procedimento de jateamento granalha de aço podem ser angulares ou esféricas e são classificadas e regulamentadas pela sua forma e seu tamanho, de acordo com normas específicas, como a SAE J444 e SFSA 20-6, e outras complementares que estabelecem os parâmetros e tolerâncias de desvio.

O jateamento granalha de aço com fios de aço cortados possui granalhas com maior resistência mecânica e tenacidade, e podem ser utilizadas por períodos superiores ao processo que utiliza granalhas de ferro fundido.

Esse material é utilizado como solução em aplicações especiais, como o shot peening, por exemplo – técnica de deformação mecânica por granalhas e compressão. Porém, torna o jateamento granalha de aço um processo de custo mais elevado.

Já as granalhas de aço fundido substituem a utilização de areia no jateamento e apresenta-se mais eficaz que as granalhas em ferro fundido branco.

A Injermac Jateamento e Pintura industrial é referência em serviços de jato abrasivo, pintura industrial, tratamento anticorrosivo e possui grande capacidade de içamento.

Para saber mais sobre Serviço de Jateamento de areia com Granalha de Aço:

Ligue para (31) 3398-5700 ou clique aqui e entre em contato por email.

Abrasivos – Jateamento

O Jateamento abrasivo pode ser executado com vários tipos de abrasivos sob a forma granulada, os quais podem ser agrupados de acordo com a sua origem:

  1. Abrasivos metálicos, que usualmente são chamados de Granalha de aço;
  2. Abrasivos não-metálicos, os quais se sub-dividem em:
    1. Minerais: São materiais retirados da natureza que não sofrem qualquer processamento, para além do esmagamento e peneiramento como a Areia de sílica, Granada, Olivina e Dolomite.;
    2. Sintéticos: São materiais transformados como o Óxido de alumínio branco ou cinzento, Carboneto de silício, Escórias de cobre, Níquel e Ferro, Contas de vidro.
    3. Orgânicos: São materiais de origem vegetal moídos como Caroços de azeitona, Caroços de cereja ou casca de noz.4
    4. Outros abrasivos: Bicarbonato de sódio, Gelo seco, Plástico granulado

 

Equipamento para Jateamento de Areia

Maquina de Jateamento de areia para Decapagem Manual

A decapagem manual necessita de um compressor para comprimir o ar, ao qual se liga uma maquina de jato que contém o abrasivo.

Da maquina de jato sai a mangueira que está acoplada ao bico de jateamento, este é uma peça construída em Carboneto de Tungstênio que direcciona o fluxo e velocidade do jato abrasivo.

 

 

Neste tipo de operação o trabalhador terá que possuir os seguintes equipamento de proteção:

  • Capacete integral com alimentação a pressão positiva de ar;
  • Fato de proteção integral, o qual deverá ser em lona pesada quando se usa granalha de aço;
  • Botas de proteção;
  • Luvas de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Dispositivo Homem-morto na bico de decapagem.

Dentro de um pavilhão de pintura, a operação é executada numa cabina com sistemas de ventilação e tratamento de poeiras e reciclagem de abrasivos.

Quando se pretende executar esta operação numa estrutura ao ar livre (Ponte) ela terá que ser completamente envolvida em lona ou outro material similar de modo a impedir a contaminação do ar e dos solos com os resíduos da operação.

 

 Outras Aplicações Jateamento de areia

Jateamento abrasivo ou Decapagem com jato abrasivo é também usado para:

  • Em moldes para a indústria de plásticos para criar texturas na superfície das peças;
  • Acabamento de superfícies de vidro;
  • Criação de desenhos em pedras;
  • Inscrições tumulares;
  • Limpeza e superfícies com massas lubrificantes compactas (Usando gelo seco como abrasivo);
  • Limpeza de calcário aderido a revestimento de piscinas (Usando contas de vidro como abrasivo);

 

jateamento

 

Injermac Jateamento e Pintura Industrial
Jateamento e Pintura
26/06/2017
Jateamento e Pintura em Contagem
Jateamento
51star1star1star1star1star